Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
E paz na Terra...  |  Pr. Olavo Feijó

João 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Como a história do mundo equivale à história das guerras, existem aqueles que definem paz como “ausência de guerra”. Só que a expressão ausência de guerra dificilmente se encaixaria na definição positiva de paz. Porque, para muitos de nós, cercados por adversários e inimigos, os períodos de paz tem-se reduzido a preparações para as próximas guerras... sejam elas na sociedade em que vivemos, ou na vivência íntima da família.

No processo de preparação dos Seus discípulos antes da Sua volta para os céus, a postura de Jesus foi bem realista. “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que Eu lhes dou. Não lhes dou a paz, como mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (João 14:27). O contexto desta declaração do nosso Mestre é: “no mundo, tereis aflições”, mas “Eu venci o mundo” (João 16:33).

Pensar que o aceitar a Jesus nos dará, neste mundo, uma vida tranquila, é uma distorção do Seu ensino. A paz que Jesus nos garante, no meio de um ambiente de guerra, é a paz interior, “que o mundo não pode dar e que não pode tirar” (João 14:27).