Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Preconceito cultural  |  Pr. Olavo Feijó

Juízes 12:6 - Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

A diplomacia usada pelos povos da Antiguidade, quando seus vizinhos viviam uma cultura diferente, era o uso da força militar. O Antigo Testamento registra esta mentalidade no livro dos Juízes, narrando a briga entre líderes tribais.

“Os gileaditas apoderaram-se dos vaus do Jordão, contra os efraimitas. Quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar, perguntavam-lhe os homens de Gileade – ‘És tu efraimita?’. Se ele respondesse ‘não’, replicavam – ‘Dize chibolete. Se ele dissesse sibolete, não conseguindo pronunciar adequadamente, era imediatamente morto” (Juízes 12:5-6).

Ainda hoje, as diferenças culturais continuam alimentando preconceitos e ódio. Em todos os níveis, inclusive nas relações entre denominações evangélicos. Nós não levamos a sério a postura de Jesus, que demonstrou amor até aos Seus inimigos. Os seguidores de Jesus foram chamados, para continuar o discurso do amor, não importando diferenças de gênero, de política, de práticas religiosas. O que Jesus quer é que preguemos “a toda criatura”.