Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
A igreja de Tiatira  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Apocalipse 2:18 - ¶ E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

E vamos falar um pouco sobre Tiatira. Essa cidade estava localizada entre Pérgamo e Sardes. Uma ilustre personagem do NT, Lídia, a vendedora de púrpura, era de lá (At 16.14). Destacava-se como um centro de produção de metais e de tecido de púrpura. Era uma cidade supersticiosa, que cultuava a Sibila de Samo, uma personagem da mitologia grega que profetizava através de poesias.

A atmosfera de mistério da cidade parece ter contaminado o culto de Tiatira. Observamos que o principal problema da igreja apresentado por Cristo, era a sua tolerância a uma falsa profetiza, com pseudônimo de Jezabel.

É importante notarmos nesse texto que a Igreja, embora esteja no mundo, deve evitar contaminar o seu culto com as coisas que ao mundo pertencem. A Igreja de Tiatira absorveu a atmosfera mística da cidade e isso trouxe transtornos ao rebanho. O que a Igreja de nossos dias tem absorvido da cultura local e que pode ser causa de reprovação por parte de Jesus Cristo?

Reflita nisso! Os próximos devocionais trarão virtudes e problemas que essa igreja enfrentou. Fique ligado!