Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Todo direito tem um avesso  |  Pr. Olavo Feijó

Eclesiastes 10:9 - Aquele que transporta pedras, será maltratado por elas, e o que rachar lenha expõe-se ao perigo.

O autor do livro de Eclesiastes nos ensina que reduzir a vida a apenas um tipo de postura – ou só otimismo ou só pessimismo – eventualmente nos aprisiona a um tipo de existência que foge à realidade. Tudo o que começa um dia irá terminar. Tudo o que sobe, mais cedo ou mais tarde terá que descer. “Quem arranca pedras (corre o perigo natural) de ser ferido por elas; aquele que racha lenha, pode ser machucado por ela” (Eclesiastes 10:19).

Por isso, a Bíblia não é unimodal. O ensino bíblico é complexo. Aquele que lê um texto isolado e não procura examinar todos os versículos que formam o grande contexto sobre o tema focalizado, corre o perigo de não viver biblicamente.

Porque a revelação bíblica é de grande profundidade, por causa de sua origem divina, nunca fará sentido levar a sério os ensino de alguns textos e ignorar as outras dimensões dos mesmos textos. Por isso, resumiu Tiago: assim como a fé, sem ser acompanhada das obras consequentes, é uma postura morta, as obras que não sejam consequência dos princípios espirituais da fé não possuem a qualidade da salvação espiritual (Tiago 2:17). Todo direito sempre tem um avesso... e vice-versa.