Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sabedoria humana: mera insensatez  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 3:19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

Um respeitado filósofo ficou conhecido por uma frase desconcertante:”Só sei que nada sei”. O apóstolo Paulo, detentor de uma considerável cultura filosófica e teológica, foi muito respeitado pelos outros pregadores da Palavra. Pedro, por exemplo, não se envergonhou de declarar suas limitações, diante dos profundos escritos do ex aluno de Gamaliel (II Pedro 3:15-16).

Por que o Senhor chamou Saulo de Tarso? Pela mesma razão que O levou a chamar Isaías. Ambos foram profundamente eruditos e profundamente religiosos. Ambos têm sido usados por Deus para nos revelar Seus mistérios e Seu poder amorável e justo.

Por causa de nossa insensatez espiritual, não raro questionamos os caminhos do Senhor. Nossa limitação é tão grave que nos impede até a percepção daquilo que nos limita: vaidade? Medo? Ignorância? Soberba? Erudição? Paulo nos transmitiu uma verdade divina que deve nunca ser esquecida por nós, discípulos de Jesus:”Porque está escrito – Destruirei a soberba dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes” (I Coríntios 1:19). “Este é o caminho: andai nele, sem vos desviardes nem para a direita, nem para a esquerda” (Isaías 30:21).