Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Como evangelizar amigos  |  Pr. Olavo Feijó

João 1:45 - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Aparentemente, Filipe era amigo de Natanael e ambos tinham o hábito de conversar sobre assuntos religiosos. Filipe teve o privilégio de se encontrar com Jesus e, após algum tempo de ouvir o Mestre, foi convencido de que Ele era o Messias, sobre quem os profetas pregaram. Como um bom amigo, imediatamente Filipe compartilhou sua experiência com o amigo Natanael. “Filipe foi procurar Natanael e disse: Achamos Aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre Quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré” (João 1:45).

O diálogo dos dois foi breve, mas revelador do grau de amizade que havia entre os dois. Assim que Filipe citou a cidade de Nazaré, Natanael sentiu um ponto fraco na narrativa e contestou: “E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”. Conhecendo bem as convicções de Natanael, Filipe se recusou a discutir detalhes secundários e desafiou o amigo: “Venha ver! - respondeu Filipe” (verso 46).

Quem nos convence “de pecado, de justiça e de juízo” é o Espírito de Cristo (João 16:8). Por isso, evangelizar os amigos significa orar por eles, para que, por nosso testemunho, venham a ter com Cristo seu encontro pessoal. Evangelizar não é discutir sobre Cristo: é dar testemunho pessoal do Cristo em nossa própria vida. É convidar os amigos, dizendo “venham e vejam”, por conta própria.