Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Respeito aos pais  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 9:23 - Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

Os Dez Mandamentos, ditados por Deus a Moisés, constituem o documento básico da estrutura ética da história humana. Um dos Mandamentos nos ordena: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Êxodo 20:12).

Respeitar os pais independente deles, isto é, da qualidade de moralidade que eles vivam. Porque a estrutura emocional de um filho não tem a complexidade necessária para a intensidade desse julgamento. É isto que depreendemos, quando lemos a narrativa do desrespeito de Cam para com seu pai Noé: “Cam, o pai de Canaã, viu que seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos” (Gênesis 9:22). Informado do desrespeito do seu filho, Noé amaldiçoou Cam e seus descendentes.

O objetivo básico da história de Noé e seus filhos Sem, Jafé e Cam é o da hierarquia ética da família, a partir da autoridade do pai e da mãe. Os pais têm responsabilidade, no que se refere ao amadurecimento e bem estar dos filhos. Por sua parte, o Senhor demanda que os filhos respeitem os pais, fazendo deste relacionamento o alicerce do bem estar da sociedade. Às vezes, é difícil amar um pai que desrespeita a si próprio. Nestes casos, a solução não vem dos filhos, mas de Deus.