Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Adorar em Verdade  |  Pr. Olavo Feijó

João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

O significado essencial do termo “religião” é “religar’. Principalmente, promover a ligação dos humanos com o Senhor, apesar de todas as separações que nós estabelecemos: por causa da língua, da nacionalidade, da cor da pele... Quando uma samaritana pediu a opinião de Jesus sobre o assunto, Ele respondeu: “Deus é Espírito e é necessário que o Seus adoradores O adorem em Espírito e em verdade” (João 4:24).

Já no final do Seu ministério em forma humana, Jesus orienta Seus discípulos e revela: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim” (João 14:6). Ao apresentar-se como “a verdade”, Jesus coloca o problema da salvação, da comunhão com Deus, não em base de debate doutrinário, mas em termos de vivência pessoal com Ele.

Porque Jesus é “a verdade”, consequentemente Ele é “o caminho para a vida”. Segue-se, então, que “adorar em verdade” é “adorar em Cristo”. Adorar a Deus é uma forma de viver, de encarar o tempo e a eternidade. Não foi à toa que, no princípio do cristianismo, os discípulos de Jesus ficaram conhecidos como os seguidores do “caminho”. Vinte e um séculos depois, ser cristão continua a ser “seguidor” do Caminho, que é Cristo.