Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Senhor nos ensina  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 119:12 - ¶ Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.

O Salmo 119 é o maior cântico do saltério bíblico: cada um dos seus versículos faz referência à “Lei de Deus”, citando-a através de algum sinônimo. No verso 12, o autor relaciona duas posturas que o discípulo do Senhor deve assumir: “Eu Te louvo, ó Senhor Deus! Ensina-me as Tuas leis” (Salmo 119:12).

A atitude de louvar implica duas posições. De um lado, vemos um ser que olha para uma entidade extraordinária e descobre um grande bem-estar em se relacionar com ela – não pelo motivo do medo, mas pela alegria do amor. Visto deste ponto de vista, louvar não humilha, mas alimenta a alma, com o poder espiritual do ser amado e bondoso que é louvado.

Após este primeiro diálogo da experiência do louvar surge como consequência, uma tomada de consciência: como deve ser bom descobrir a maneira proposta pelo ser amado para aprofundar nosso diálogo espiritual com Ele. Daí o pedido do salmista: “ensina-me as Tuas leis”. A saudável realista comunhão com Deus, então, começada pelo encantamento dos sentimentos do louvor, adquire profundidade existencial quando adquirimos a disciplina espiritual de obedecer as leis que Ele nos ensina!