Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Um Baal, sete mil joelhos  |  Pr. Olavo Feijó

1 Reis 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

Na antiga tradição da Alemanha, o nome Jezabel era sinônimo de crueldade. Porque Jezabel quando tornou-se rainha, por ter-se casado com o rei Acabe, de Israel, trouxe para o seu palácio 450 profetas do deus Baal, divindade adorada por seus antepassados e cujo culto incluía queimar bebês nos braços em fogo do ídolo... Elias foi o único profeta de Jeová corajoso o suficiente para exterminar todos os profetas de Baal, em plena praça pública. A reação da rainha foi imediata: “Amanhã mesmo vou cortar a cabeça de Elias”. O corajoso profeta teve mais medo da ameaça da rainha cruel, do que dos seguidores de Baal, que ainda viviam no palácio. Por isso, correu mais de quarenta dias e foi se esconder em uma caverna do monte Horebe.

Foi no esconderijo do “monte Santo” que Jeová questionou seu profeta, já agora não tão corajoso. “Por que você se escondeu nesta caverna? – perguntou o Senhor. “Porque Jezabel vai cortar minha cabeça e ela sempre cumpre o que promete. Daí que o Senhor vai permitir morrer o único profeta que ainda Te adora!”. Jeová retrucou, tranquilamente: “Ainda tenho sete mil fieis, que não dobraram os joelhos a Baal. Volta e lidera esta minoria espiritual: vai ser por causa deles que Eu darei vitória a vocês todos (I Reis 19:18).

Não falta discípulo de Cristo, hoje, proclamando a derrota do Reino. Não faltam pessimistas, que são mais medrosos do que crentes. A mensagem de Deus ao profeta Elias é dirigida também a nós. O Senhor não precisa de uma maioria claudicante que sempre é tentada a confiar nos seus próprios recursos humanos. Satanás não é bobo: ele sabe sempre como nos enganar, jurando “de pés juntos” que, com nossa inteligência e dedicação podemos vencer o maligno. O ensino de Paulo, neste contexto, não pode ser mais bíblico do que é: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder... com a armadura com que o Senhor nos reveste, poderemos sempre ficar firmes contra as ciladas do diabo (Efésios 6:10-11). Não nos amedrontemos com a propaganda enganosa de Baal – se ainda temos joelhos, é só isso que Deus quer, para nos dar vitória.