Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Entre o semear e o ceifar  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

O apóstolo Paulo acertou essencialmente, quando salientou a importância de uma boa semente, na semeadura. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer. Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

O Senhor Jesus, ao contar a Parábola do Semeador, ensinou-nos que não basta semear, se queremos boa colheita. Antes de obter boa colheita, nós, os semeadores, precisamos selecionar um solo de boa qualidade nutritiva; condições de rega para as necessidades químicas das plantas; vigia constante para eliminar as pragas e os animais que comem as plantas tenras...

Até chegar à colheita, atividades diferentes, mas interdependentes, devem acontecer. Isto nos é ensinado por Jesus: “Assim, é verdadeiro o ditado – Um semeia e outro colhe” (João 4:37). Semear o Reino de Deus, então, é trabalho de comunidade. De igreja formada pelos discípulos do Cristo. Por isso, nossa oração, ao cuidar da semeadura e da ceifa, deveria ser: “ensina-me, Senhor, qual é a especialização que Tu me deste, no complexo trabalho do Reino. Ao mesmo tempo, mostra-me como trabalhar, cooperativamente, com meus irmãos da Seara”.