Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Purificação Pela Verdade  |  Pr. Olavo Feijó

1 Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Pedro relaciona a obediência à verdade ao processo cristão da purificação: “Agora, que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade...” (I Pedro 1:22).

Purificar é separar o traço puro daquilo que não é puro, isto é, daquilo que não pertence à essência da coisa. A Bíblia insiste no processo da purificação do crente. Em outras palavras, a Bíblia insiste no fato de que “puro” e “impuro” não devem conviver na pessoa do cristão. Pedro afirma que uma das maneiras poderosas de um cristão purificar-se é a obediência à verdade.

Se usarmos a definição de “verdade”, dada por Jesus – “Eu sou a verdade” – purificação a gente consegue pela obediência a Jesus. Na vida religiosa, existem coisas bem mais fáceis de obedecer, do que a obediência a Cristo. Seguir tais preceitos, porém, nem sempre produz purificação – apenas gera uma falsa idéia de santidade. Jesus disse: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. Isto explica porque cristãos que amam a Cristo obedecem Seus mandamentos, em sua vida diária e em seus relacionamentos. Esta é a purificação pela verdade.