Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Estejam alertas  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 16:13 - ¶ Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.

Quando temos certeza da ausência de qualquer perigo, não vemos necessidade de ficar alertas. Ao terminar sua Primeira Carta aos Coríntios, entretanto, Paulo dá-nos um aviso muito sério: "Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes" (I Coríntios 16:13). O aviso do apóstolo não é gratuito. Ele nos esclarece, no final da sua Carta aos Efésios: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as astutas ciladas do Diabo" (Efésios 6:10-11).

Uma das "ciladas" de Satanás é nos induzir a acreditar que nossos pobres recursos humanos são insuficientes para nos livrarmos de suas tentações. Paulo diz que não. O apóstolo insiste no poder libertador de Cristo e na nossa necessidade de depositar Nele toda a nossa fé. "Ficar firmes na fé" é uma postura de disciplina espiritual.

Estar alerta é uma atitude de permanente disciplina. De oração diária. De meditação bíblica diária. O texto bíblico não nos ensina a "tirar férias" das nossas práticas espirituais. Elas são como o "pão nosso de cada dia", da Oração Dominical. Ficar firme na fé é manter-se alerta, olhando o mundo com os olhos do Senhor.