Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Início e aperfeiçoamento da fé  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

O tema essencial da Carta aos Hebreus é a superioridade absoluta da revelação de Deus através de Cristo Jesus. Ser cristão é viver pela fé no Cristo. “Conservemos nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio Dele que nossa fé começa e é Ele Quem a aperfeiçoa” (Hebreus 12:2).

Assim como nós, os destinatários da Carta aos Hebreus já viviam de acordo com uma tradição de doutrinas e ritos. A mensagem e a vida de Jesus não dependem de nossos conhecimentos religiosos: não por acaso, Paulo identificou como “novas” a mensagem de Jesus. Inclusive, comparando-a com a profundidade dos seus estudos prévios da Lei, Paulo usou uma expressão forte: tudo aquilo que ele havia estudado e praticado era apenas lixo.

É difícil nos despegarmos daquelas crenças tradicionais de nossa comunidade de fé. Os ouvintes de Beréia, por isso, após as primeiras mensagens de Paulo, foram pesquisá-las segundo as Escrituras, antes de aceitá-las. Somos gratos a Deus, porque Ele coloca Cristo à nossa disposição, como o “Autor e aperfeiçoador de nossa fé” (é “por meio Dele que a nossa fé começa e é Ele Quem a aperfeiçoa”). Declarou Paulo aos Romanos: “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).