Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O jugo de Cristo  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Jugo era o instrumento do carro de boi que tornava mais fácil o transporte de carga pesada. Os ouvintes de Jesus conheciam bem a utilidade da peça. E os rabinos usavam sua imagem como recurso de ensino, quando se propunham a ensinar sobre a obediência à Lei. Por isso, Jesus afirmou: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração – aí, encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (Mateus 11:29-30).

Como ser ajudado pelo jugo de Jesus? De início, pela submissão. Ao assumir o jugo de Cristo, desistimos de caminhar de acordo com nossos próprios rumos. Quando adotamos apenas nosso próprio caminho, automaticamente rejeitamos o Caminho do Senhor. Esta insubmissão gera conflito dentro de nós e acrescenta carga emocional, ao invés de nos facilitar espiritualmente. Ser submisso a Cristo é levar a sério os Seus mandamentos, numa postura de obediência.

É natural que queiramos viver a nossa vida do nosso próprio jeito. Afinal, pensamos nós, a vida é nossa e somos responsáveis por ela. Só que não. Paulo afirma que Cristo nos comprou, quando pagou a nossa dívida. Somos, então, do Senhor. Seu jugo deve ser o nosso jugo. Porque nosso destino final ficou entregue ao poder e à soberania do Senhor. Estamos cansados, por causa dos pesos que carregamos? A solução é assumir o jugo de Cristo: nele, encontramos “descanso para as nossas almas”.