Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Esquecer, para prosseguir  |  Pr. Olavo Feijó

Filipenses 3:13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Se vivemos prisioneiros do passado, perdemos a dádiva do futuro. Por outro lado, não se constrói um futuro, ignorando as lições e as ajudas que um passado bem analisado nos pode oferecer. Esta questão das inter-relações do tempo, na nossa jornada para a eternidade em Cristo, foi sintetizada por Paulo, quando escreveu: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

Jesus Cristo é a única entidade capaz de nos garantir rumo, em nossa jornada terrena do tempo. O autor da Carta aos Hebreus afirma que “Jesus Cristo é o mesmo: ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). Quando, em nosso passado, tivemos vitórias ou derrotas, Jesus estava conosco. De igual maneira, certamente podemos contar com Cristo, quando as interrogações do futuro nos enfrentam.

O passado não é para ser repetido. A Bíblia nos ensina que, olhando para trás, usemos as lentes do Cristo, para aprender lições espirituais. “Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele fará o que for necessário”. O negócio é esquecer o passado, entregando-o a Cristo. E descansar quanto ao futuro, porque nele o Cristo nos espera.