Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Adivinhe quem Te bateu  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 22:64 - E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?

Para que serve Jesus? A pergunta, feita desse jeito, parece bem estranha. Jesus é Jesus. É Emanuel – Deus conosco. Como é que pode alguém usar a pessoa ou o nome do Senhor para finalidades desrespeitosas, sem a devida profundidade espiritual? Só que foi isso que Lucas revelou: “Os homens que estavam guardando Jesus zombavam Dele e batiam Nele. Tapavam os olhos Dele e perguntavam – “Quem foi que bateu em Você? Adivinhe!”. E diziam muitas outras coisas para insultá-lo” (Lucas 22:63-65).

O episódio de desrespeito e abuso sofrido por Jesus, nas mãos dos soldados que O prenderam, não deve ser visto como exceção. A pior maneira de desrespeitar Jesus, provavelmente, é o comportamento camuflado, típico de membros de igreja, que usam frases bem elaboradas de louvor, mas que praticam a “oração”apenas como moeda de troca. Nesta postura, transformamos Jesus Cristo, fazendo dele um mero administrador de “bênçãos”: procuramos dar coisas para o Seu Reino e, em troca, esperamos receber benefícios especiais no nosso próprio Reino...

Talvez não seja justo condenar o ativismo de Marta. Afinal de contas, mandam as boas maneiras preparar refeição para os nossos convidados. Só que Jesus nunca deveria ser visto apenas como um convidado ou, mesmo, como convidado especial. Sentar aos pés de Jesus e nada mais fazer do que ouvir o Senhor é o nosso lado Maria que, segundo o próprio Mestre, é o que devemos cultivar. Bater em Jesus ou tocar Jesus? Façamos o que Ele mesmo nos ensina.