Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Batalhando pela harmonia na Igreja  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Filipenses 2:12 - ¶ De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

Você é responsável pela vida da comunidade cristã onde congrega. Nós não podemos achar que a espiritualidade da igreja é responsabilidade apenas de seus líderes, pelo contrário, todos nós devemos estar empenhados em manter harmoniosa a vida da comunidade.

Paulo aqui nos dá duas orientações-chave para manter essa paz: (1) obedecer, (2) operar a salvação com temor e tremor. Primeiramente, a vida da comunidade se tornará muito mais saudável se for obediente ao ensino que você recebe. Apesar de haver algumas diferenças entre comunidades cristãs sérias quanto a usos, costumes e liturgia, se você faz parte de uma determinada comunidade deve obedecer o ensino que você recebe, ou procurar outra que possa ser mais coerente com a sua fé pessoal no Senhor Jesus.

Em segundo lugar, Paulo orienta os crentes a operar a vossa salvação. Veja que está no plural. Aqui, o contexto aplica-se não necessariamente a salvação espiritual da alma (que é responsabilidade individual), mas sim, o empenho de cada crente em manter sadio o convívio entre irmãos. É simples fazer isso: ore, ajude seus líderes, não faça fofocas, evite passar informações que não dizem respeito a você! Lute para que a Igreja seja o melhor lugar do planeta! Essa missão é sua!

Viver o cristianismo é possível, só depende de você!

Deus te abençoe!