Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sabedoria doada por Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Paulo e Tiago encaram a “sabedoria” como um dos dons de Deus, no estabelecimento do Seu Reino. De acordo com Tiago, em sua carta, “se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus e ele a dará, porque é generoso e dá, com bondade, a todos” (Tiago 1:5).

O escrito feito pelo irmão de Jesus deve ser lido no seu contexto e intenção. O autor do livro começa ensinando o grande valor de “passar por todo tipo de aflições”. O cristão que sofre aflições, por causa de seu esforço de viver em comunhão com Cristo, eventualmente recebe bênçãos providenciadas pelo Senhor. Só que as aflições e provações que enfrentamos sempre acontecem causando-nos sofrimento e, às vezes, sentimentos de que Deus não deve estar ligando muito para o nosso mal-estar. Daí o ensino de Tiago: olhara para as provações como bênçãos advindas do Senhor é uma perspectiva somente reservada aos espiritualmente sábios.

Orar, pedindo sabedoria espiritual,, deve ser nosso hábito diário. Porque, neste mundo, diariamente sofremos perseguições e injustiças. O bom da história é que, todas as vezes que pedirmos sabedoria, para poder enfrentar cristãmente as aflições causadas pelo mundo, Deus responde. E, como parte da Sua resposta, reforça nossa resistência espiritual. O Senhor nos responde, tantas vezes quantas pedirmos. Mas, nunca esquecendo de pedir com fé...