Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
As Cargas Uns dos Outros  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 6:2 - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Em matéria de fardo, existem pelo menos dois ensinos na Bíblia: cada um de nós deve carregar sua própria cruz; todos nós devemos levar as cargas uns dos outros: “Levar as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Galátas 6:2).

Alguns de nós, por razões até compreensíveis, permanecemos no fardo da própria cruz. Carregar a própria cruz nunca foi brincadeira. Em alguns casos, parece até que a cruz que nos foi destinada pesa muito mais do que todas as outras. Carregá-la, afinal de contas, requer toda a energia de que somos capazes. Ao ponto de, algumas ocasiões, termos a impressão de que nem mesmo nossa própria cruz agüentaremos.

Por que, então, Paulo afirma que cumprir “a lei de Cristo” é levar as cargas dos outros? Porque, no auxílio mútuo, naturalmente descobrimos como compensar nossas fragilidades e como compartilhar nossas capacidades. Além do mais, quando todos nós reconhecemos nossa fragilidade, é neste ponto que todos chegamos a reconhecer nossa mútua dependência do poder do Senhor. Como “corpo de Cristo”, quando um dos órgãos adoece, o corpo todo adoece e quando uma parte é reforçada, o corpo inteiro é beneficiado. Vale a pena, então, levar as cargas uns dos outros.