Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A disciplina da Palavra da Verdade  |  Pr. Olavo Feijó

2 Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Um bom espadachim nunca deverá usar seus conhecimentos da espada, quando tiver que manejar uma metralhadora. O bom senso das artes bélicas ensina que o guerreiro competente usa seus bons recursos, musculares e mentais, estritamente de acordo com a estrutura e as exigências de cada arma. Este é o princípio que o apóstolo Paulo quis ensinar a Timóteo, de acordo com o texto da sua carta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, porque maneja bem a Palavra da Verdade” (II Timóteo 2:15).

O bom discípulo de Jesus é aquele que, ao dar testemunho do Mestre, nada acrescenta ou retira, daquilo que as Escrituras declaram. Por isso, sempre que se propuser a anunciar o texto da Bíblia, igualmente terá que se submeter às interpretações do grande contexto da Revelação. Um exemplo bem simples: Muitas curas realizadas por Jesus aconteceram no dia de sábado. Um mínimo de leitura adequada dos Evangelhos irá nos ensinar que o objetivo de Jesus, na realização de curas ocorridas no sétimo dia da semana, ultrapassava meras questões de calendário. Por isso, Ele fez questão de afirmar que as pessoas e suas necessidades nada têm a ver co “o dia do Senhor”. A celebração do sábado, entretanto, foi criada para o bem estar espiritual e físico de todos os seres humanos!

Apesar das coisas evidentes, que foram feitas e ensinadas por Jesus, muitos membros de igreja acreditam que sua única responsabilidade, no Reino de Deus aqui na Terra, é alimentar controvérsias sobre o que Paulo chamou de meras invenções humanas, que não nos ajudam em nossa necessidade de comunhão com Cristo (Colossenses 2). Cristão é aquele que se especializa em Cristo: não é para ser fácil, mas é o único que funciona, se nosso objetivo é a Vida.