Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Lavar-se, para manter a vida  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 20:21 - E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.

O povo hebreu não tinha informações sobre como se relacionar com Jeová. Por isso, o Senhor instruiu Moisés, cuja educação formal se dera na corte do faraó, na casa da princesa, que o adotara como filho. Principalmente nos livros de Êxodo, Levítico e Deuteronômio, lê-se repetidamente “O Senhor Deus disse a Moisés”. Uma dessas especificações nos ensina: “Eles (os sacerdotes) deverão lavar as mãos e os pés, para q2ue não morram. Essa é uma lei que deverá ser obedecida para sempre por eles e por seus descendentes” (Êxodo 20:21).

Lavar as mãos e os pés significa, no mínimo, uma rigorosa higiene pessoal – postura que, milênios atrás, era completamente ignorada pela humanidade. Ninguém havia descoberto o grande poder dos micróbios. Não havia pasteurização. Muita gente morreu, simplesmente porque os médicos não lavavam as mãos...

A Bíblia enfatiza a higiene espiritual. Alma contaminada pelos micróbios do pecado, eventualmente morre, pelo excesso de insalubridade. Por outro lado, alma que desenvolve o hábito da alimentação bíblica e do simples bate-papo espiritual da oração, tal alma se robustece e desenvolve “vida com abundância”. Devemos “lavar as mãos e os pés” não por causa do medo de morrer, mas por causa da alegria da saúde espiritual!