Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Amar, para conhecer  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 4:7 - ¶ Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Escrevendo aos Coríntios, Paulo nos revelou o conteúdo teológico básico do amor. Foi o apóstolo João, entretanto, quem nos ensinou a dimensão existencial do processo de amar: “Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro” (I João 4:19). A experiência do amor divino é o verdadeiro aprendizado dessa postura transcendente, que é o amor.

É neste contexto espiritual do amor, que realmente conhecemos a Deus: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (I João 4:7). Conhecer a Deus, declara João, só acontece quando respondemos positivamente à iniciativa divina de nos amar.

Algo de muito trágico acontece, quando encaramos o amor com sentimentalismo. Pior ainda, quando usamos a palavra “amor” como o equivalente às expressões sensuais do relacionamento humano. O amor bíblico é dadivoso e é fruto de uma postura espiritual. O tamanho do amor de Deus foi a doação do Seu Filho Amado. O tamanho do nosso conhecimento de Deus é a doação de nossa vida para sermos instrumentos Dele, no estabelecimento do Seu Reino.