Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Imitadores de Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Efésios 5:1 - ¶ Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

A imitação é um dos primeiros e dos mais poderosos instrumentos do nosso desenvolvimento humano. Por isso, é muito importante escolher bem os modelos que vamos imitar. Paulo nos ajuda, através da recomendação: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1).

Desde nosso nascimento, temos acumulado, dentro de nós, uma respeitável galeria de modelos que tentamos imitar. Alguns, muito bons. Outros, infelizmente, muito nocivos. Por isso, os psicólogos da infância nos ensinam que as crianças aprendem de nós não exatamente através do nosso discurso. Elas aprendem em função da nossa conduta, do exemplo prático do nosso comportamento. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é uma recomendação que crianças não aceitam.

Vida cristã que depende apenas da falação dos sermões dominicais não funciona: nem fora, nem dentro dos templos. A Bíblia tem o remédio para curar esta enfermidade: imitar, na prática, a revelação de Deus através da vida de Jesus Cristo. Não foi por acaso, aliás, que os “seguidores do Caminho”, em Antioquia, foram apelidados de “cristãos” – eles imitavam a Cristo. Também não foi por acaso, que a grande expansão missionária do Cristianismo começou em Antioquia. Imitar a Deus é imitar a Jesus. Sejamos “imitadores de Deus, como filhos amados”.