Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Relembrar o passado... olhar o futuro...  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Salmos 44:1 - ¶ [Masquil para o músico-mor, entre os filhos de Coré] O Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade.

O homem gosta muito de olhar para a história, e tentar com essa observação extrair aprendizado para sua vida. Em toda nossa formação estudantil, aprendemos sobre os grandes homens do passado, seus feitos, suas glórias, seus fracassos. De algum modo, o passado nos serve de bússola; ora nos incentivando, ora nos advertindo.

O salmista relembra com saudosismo da história israelita, e afirma: “nossos pais têm contado o que outrora fizestes (...)”. Gosto tanto da sinceridade deste texto, por ver que o seu autor olhava para o tempo presente e para o passado, e honestamente percebia que havia diferença. Essa mudança claramente o incomodou. Uma vez que sabemos que Deus é imutável (Ml 3.6), o que poderia estar acontecendo?

Você que está lendo este devocional, talvez esteja vivendo esta mesma experiência. O passado lhe traz lembranças gloriosas de milagres e bênçãos divinas, e o tempo presente lhe assusta com um inexplicável silêncio de Deus. Não te assombre com isso. Você é apenas mais um cristão que vive esta mesma experiência. O Senhor se silencia para nos ensinar; Ele não te abandonou, está simplesmente permitindo este momento de inquietação para que você aprenda a depender cada dia mais de Sua graça para vencer.

Pare de olhar o presente e o passado por uns instantes. E veja o futuro brilhante que o Senhor Deus lhe reservou!

Deus te abençoe!