Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Que fazer com os outros bens?  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 16:2 - A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,

Porque somos seres vivos, somos premidos por uma variedade de necessidades. Para satisfazer a tais necessidades, o mundo nos ensina valores e soluções – alguns que funcionam e outros que não funcionam. Qual o critério para classificar a qualidade de um valor? A Bíblia, ao tratar do assunto, é definitiva: “A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, não tenho outro bem além de Ti” (Salmo 16:2).

A Bíblia nos fala de um jovem muito rico, que perguntou a Jesus sobre o que fazer para conseguir a vida eterna. Jesus lhe propôs dar aos pobres toda a sua fortuna para, depois, segui-lo como Seu discípulo. Mateus diz que o jovem comparou os valores e decidiu que sua fortuna valia mais que o valor espiritual de seguir Jesus (Mateus 19:16-22). Zaqueu optou por outro caminho: seu encontro com Jesus foi tão profundo que menosprezou sua fortuna, por amor ao Mestre (Lucas 19:8-9).

Paulo nos diz que seguir ao Senhor implica optar por diferentes valores: ou materiais ou espirituais. O que nos cabe é fazer como o apóstolo. Sua cultura religiosa e filosófica era invejável. Quando teve a oportunidade de comparar tudo o que conseguira, com o que recebeu de Cristo, ao aceitá-lo como Senhor, optou por Jesus. Que fazer com nossos valores, quando nos defrontamos com Cristo? Se eles nos deixarem em conflito com o Senhor, vale a pena abandoná-los, e entregar nossa vida inteira ao nosso Senhor, Salvador e Mestre.