Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Jugo e descanso  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Uma das funções do jugo, nos tempos de Jesus, era disciplinar os animais, que puxavam o arado, de modo a não cansá-los desnecessariamente. Um jugo inadequado cansava os animais e trazia prejuízo para todos. É neste contexto a promessa do Senhor: “Disse Jesus – Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração. E encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).

O bom agricultor conhece bem seus animais: sua força, seus medos, suas manias, suas preferências. Quanto mais estas características são respeitadas, mais o trabalho é feito adequadamente e produtivamente. Ora, não há dois cristãos idênticos. Diante da mesma responsabilidade, crentes com muita autossuficiência tendem a não esperar muito o tipo de jugo que Cristo pretende sobrepor-lhe. Por isso, não raro aqueles que são impacientes descobrem que o trabalho poderia ser melhor, caso houvesse mais tempo dedicado às instruções do Senhor.

Porque é “manso e humilde de coração”, o Senhor não nos impõe jugo inadequado ou injusto. Para ter certeza disso, entretanto, é preciso experimentar o tal jugo. Felizmente, Jesus tem paciência conosco e usa todo o tempo necessário, para que aceitemos e usemos a disciplina espiritual proposta por Ele. A vida cristã é exigente, mas não é injusta. Só se pode aceitar o jugo de Jesus pela fé. E, por causa desta mesma fé, o Senhor nos dá descanso e nos restaura.