Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Faze-o segundo as tuas forças  |  Pr. Olavo Feijó

Eclesiastes 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

A Bíblia nos ensina a ter um realismo justo. Não somos responsáveis por aquilo que não temos ou não somos. Aquilo que possuímos, porém, exige de nós responsabilidade adequada. “Tudo o que você tiver de fazer, faça o melhor que puder...” (Eclesiastes 9:10).

Fazer acima das próprias forças tem o poder de nos desanimar. Fazer abaixo das próprias forças rouba todo o nosso entusiasmo e estímulo. Por isso, a orientação bíblica é justa. Fazer segundo as próprias forças exige de nós um autoconhecimento correto. Não devemos ouvir a avaliação dos outros, como se fosse o critério final ou absoluto. Samuel aprendeu a postura que dá certo, perguntando a opinião do seu Deus: “Fala, Senhor, porque Teu servo ouve” (I Samuel 3:10).

Aos nos contar a parábola dos talentos, Jesus nos ensinou sobre a justiça de Deus, quando avalia nossa atividade no Reino: ganhar cinco, quando se tem cinco, é o mesmo que ganhar dois, quando o que se tem é dois. O Senhor quer que sejamos felizes e realizados, quando estamos a Seu serviço. Ele não quer que sejamos mais exigentes do que Ele. Dedicar a Ele aquilo que Ele nos dá é o caminho bíblico.