Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Como comer o livro  |  Pr. Olavo Feijó

Ezequiel 3:1 - ¶ Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.

Ezequiel vivia na Babilônia, entre os exilados israelitas. De repente, o Senhor se revelou a ele e o convocou para ser Seu profeta. Para início de conversa, o Senhor deu a Ezequiel uma ordem sem pé nem cabeça. “Deus disse – Homem mortal, coma este livro. Depois, vá e fale ao povo de Israel” (Ezequiel 3:1).

Se Ezequiel se parecia conosco, sabia que livro era coisa para ser lida – para ser comida, nunca! Exatamente por isso, o Senhor não se preocupou em gastar tempo com explicações. Simplesmente, deu uma ordem: “coma este livro”. Depois que Ezequiel obedeceu e comeu, o comentário a seguir foi inesperado: o livro “era doce como o mel...” E aí, como se fosse o mais lógico comentário sobre a ordem absurda e a obediência absurda, o Senhor se concentrou em detalhar a missão que estava dando a Ezequiel: vai e prega a Israel.

Porque somos humanos, um dos problemas que enfrentamos, em nossa vida espiritual, é nossa insistência em compreender as orientações e ordens que o Senhor nos dá. Só que, na maioria das vezes, ou não prestamos atenção às Suas respostas, ou quando escutamos cuidadosamente, concluímos que não entendemos. O de que realmente precisamos não é o entender a Deus. O essencial, para nós, é aceitar Seu senhorio e vivenciar Seu amor. Se isto implica em comer o livro, que assim seja...