Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem pode vencer o mundo  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 5:5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Não é novidade que vivemos em um mundo cheio de maldades, de ameaças, de sofrimentos. Existem filosofias humanas que tentam nos ensinar a não sofrer neste mundo – se é que elas funcionam, por que somente um ínfimo grupo de pessoas afirma ter bons resultados? A Bíblia, quando enfrenta este problema, oferece-nos uma solução que tem sido seguida, positivamente, por milhões de pessoas, nos últimos vinte e um séculos. “Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” (I João 5:5).

É preciso acrescentar, todavia, que a mesma Bíblia nos declara que a maioria dos humanos tem rejeitado a solução personificada em Jesus Cristo. “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mateus 20:16). Estreita é a porta e difícil é o caminho que conduz à vida. E são poucos os que seguem por ele” (Mateus 7:14). Durante todo o Seu ministério neste mundo, Jesus nunca procurou ser seguido por multidões. O sentido mais espiritual e poderoso de Seus ensinos Ele os reservou somente para os Seus discípulos. Não por acaso, os religiosos de Sua época O rejeitaram e O crucificaram.

Quem pode vencer o mundo? Aqueles que aceitam o senhorio de Cristo Jesus. Aqueles que aceitam o tipo de qualidade de vida que somente Jesus Cristo produz, quando aceito e obedecido. O mundo odeia os discípulos de Jesus, tanto quanto odeia o próprio Jesus. O apóstolo João, no meio de toda esta discussão, termina dizendo que a escolha é nossa: em quem depositamos nossa fé? Que tipo de vitória queremos para nossa vida? Daí repetirmos a conclusão de João: “Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” é a pessoa capacitada para vencer o mundo