Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Fazer direito a gente aprende  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 2:9 - Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.

Um mestre da lei judaica perguntou a Jesus: “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29-37). Evitando um estéril debate religioso, o Mestre se concentrou em ensinar “como fazer” para ajudar o próximo, através da Parábola do Bom Samaritano – “Vá e faça a mesma coisa”. Muitos séculos antes, Salomão sugeriu a mesma abordagem: “Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer” (Provérbios 2:9).

Na vida religiosa, infelizmente, é muitíssimo mais fácil memorizar textos doutrinários. De igual maneira, dedicar muitas e muitas horas à meditação devocional é o tipo da postura que pode receber críticas do tipo “a fé, sem obras, é morta” (Tiago 2:17). Existe, entretanto, o perigo de um ativismo por amor à mera atividade, sem compromisso com objetivos espirituais e transcendentes.

Antes de voltar para o céu, Jesus ensinou Seus discípulos tanto o conteúdo doutrinário, quanto a prática característica da vida cristã, “ide a todos os povos do mundo... ensinando-os a fazer tudo o que Eu tenho ordenado a vocês (Mateus 28:19-20). Como discípulos, temos a ordem de ensinar como fazer. O Espírito de Cristo nos ensina a crer e a fazer. Crendo e fazendo, cumprimos a “grande comissão” que o Senhor nos deu.