Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Reconhecer a realidade  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 1:7 - ¶ O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

A sabedoria do povo aprendeu que o pior cego é aquele que não quer ver. Usando uma abordagem mais teológica, a Bíblia confirma essa observação. Dizem as Escrituras: “Para ser sábio é preciso, primeiro, temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (Provérbios 1:7).

A história da mediocridade humana é um painel de elogio à ignorância. Não é por acaso, então, que entre o batalhão de filósofos “profissionais”, apenas um deles confessou “Só sei que nada sei”. Olhando para o pequeno pelotão bíblico dos “sábios”, somente um, de nome João Batista, teve a postura de olhar para a história da implantação do Reino de Deus e refazer a teoria reducionista da realidade, proposta por Platão, para quem somente a alma era real.

Para o ermitão do deserto o objetivo “real” não é propriedade da “alma”, mas do Criador da alma que, em Cristo Jesus, fez questão de atribuir “realidade” também ao “corpo”. A primeira metade de Provérbios 1:7 está em perfeita consonância com o conceito bíblico de verdade e de realidade. “Para ser sábio é preciso, primeiro, aceitar a Deus, o Senhor”. Muito depois, o apóstolo Paulo pontifica: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós?” (I Coríntios 6:15).