Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Aprenda... e não esqueça  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 2:1 - ¶ Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

A prática leva à perfeição. Esta mesma afirmação foi feita pela Bíblia, usando uma linguagem mais poética e mais paternal. “Filhos, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer” (Provérbios 2:11).

Usando um outro provérbio, só que um pouco mais científico, podemos dizer o mesmo que Provérbios, quando afirmamos que “a função faz o órgão”. Mais recentemente, há menos de duas décadas, há neurocientistas que concluíram que a repetição de um mesmo comportamento pode ser relacionada com o fortalecimento da memória cerebral. Excesso de variações de estímulo e de conduta não ajudam a aprendizagem.

Tiago, na sua carta, não tem dúvida: “A fé, sem obras, é morta” (Tiago 2:17). Em outras possíveis palavras, a Bíblia nos alerta que a postura da fé em Deus, através do Cristo, é uma postura dinâmica, poderosamente viva. E que o seu combustível de aperfeiçoamento é a sua prática na vida diária. A fé nos ensina, por exemplo, que somos “o sal da Terra e a luz do mundo” (Mateus 5:13-14). Sal que se “esquece” da sua função, disse Jesus, “para nada mais preta – é jogado fora e pisado pelas pessoas que passam”. Aquilo que aprendemos de Jesus não é para ser meramente recitado, mas para manter a sua vitalidade, através da prática.