Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Coragem de leão  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 28:1 - ¶ Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão.

Há pessoas que ignoram sua própria força de determinação. Porque nunca se depararam com problemas desafiadores. Ou porque somente se copararam com critérios comuns, repetitivos. A Bíblia também tem algo a dizer sobre coragem. E, como seria de se esperar, as Escrituras discutem a questão sempre no contexto dos critérios espirituais: “O ímpio foge, embora ninguém o persiga. Quanto aos justos, eles são corajosos como o leão” (Provérbios 28:1).

Como funciona a coragem do leão ? Ela é territorial. Ao criar uma grande família, o leão se dá ao trabalho de demarcar um território, que lhes servirá de lar. Quem quer que invada os limites impostos, poderá pagar com a própria vida pelo desrespeito. A lei da sustentabilidade ecológica tem tudo a ver como princípio bíblico de que existe um Criador e Sustentador do universo.

Um dos nomes pelos quais a Bíblia identifica o “Criador conosco” é Leão de Judá. Desde o Gênesis e através das Profecias as Escrituras descrevem o projeto divino de “vencer o mundo”, pela força messiânica de Jesus Cristo. Ter a coragem do “leão” é viver de acordo com a vontade e o poder do Senhor Jesus: “No mundo tereis tribulações, mas não precisam ter medo, porque Eu venci o mundo” (João 16:33).