Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Respostas que irritam  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 15:1 - ¶ A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

A entonação da voz denuncia as intenções daquele que esteja se comunicando. Por isso, ensinou Salomão: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1).

Há pessoas que nos criticam com tamanha cordialidade e bondade que nos causam a resposta de reconhecimento e, até, de gratidão. Ao passo que, quando detectamos ironia e desrespeito, certos elogios nos enchem de indignação. A questão que se levanta, consequentemente, é: qual é o conselho bíblico, no caso de pretendermos dialogar com “resposta calma”?

Caso encaminhemos este problema ao apóstolo Paulo, a resposta dele já se encontra à nossa disposição: “não te deixes vencer pelo mal, mas procure vencer o mal usando os recursos do bem” (Romanos 12:21). E de onde vêm “os recursos do bem”? O mesmo Paulo nos responde: os recursos do bem são produzidos pelo Espírito de Cristo dentro de nós quando aceitamos o senhorio do Senhor (I Coríntios 2:16). Chamados para ser testemunhas do Cristo, nossa missão é continuar a missão do Senhor: “Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente” (João 10:10).