Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Fantasia não é bíblica  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 12:11 - ¶ O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de juízo.

O ensino bíblico não encoraja a vida cristã que só pensa no céu, ao invés de se envolver na tarefa de estabelecer o Reino de Deus na Terra. Fugir da realidade não tem apoio das Escrituras: “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (Provérbios 12:11).

O Espírito Santo que inspirou os escritos de Salomão é identificado, no Novo Testamento, como o Espírito de Cristo. O mesmo Espírito que inspirou Paulo, na sua Carta aos Tessalonicenses: “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto – Se alguém não quiser trabalhar, também não coma” (II Tessalonicenses 3:10).

Como nos idas de hoje, alguns membros da igreja de Tessalônica passaram a se preocupar com a segunda vinda de Cristo, do que com os mandamentos de testemunho, dados no decorrer da primeira vinda. Viviam a escatologia de forma tão extrema, que abandonaram suas responsabilidades profissionais e se restringiram aos extremos de um pietismo fantasioso. Salomão e Paulo continuam a nos exortar: “quem vai atrás de fantasias não tem juízo”.