Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sabedoria implica em disciplina  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 1:2 - Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

Para Salomão, há duas posturas que andam de mãos dadas: sabedoria e disciplina. “Os provérbios... ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento...” (Provérbios 1:2).

A atitude de levar a sério a sabedoria e o bom senso sempre vem acompanhada do comportamento disciplinado. Fazer as coisas “de qualquer jeito” significa, na prática, aceitar qualquer tipo de resultado. A indisciplina produz resultados aleatórios. Sem o rigor do planejamento sábio, não somente falhamos em conseguir bons resultados – garantimos, também, frutos azedos e indesejáveis.

A pregação do Senhor Jesus encaixa-se no contexto espiritual da “disciplina”, ensinada por Salomão. Nas vésperas do Seu julgamento e morte, Jesus declarou a Seus discípulos mais íntimos: “Se vocês me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” (João 14:15). As palavras claras do Mestre são categóricas: sem a disciplina da obediência a Deus, a postura do amor não adquire seu real significado. E tudo isso foi compreendido por Paulo. Para o apóstolo, o culto a Deus só é prestado com sabedoria quando acompanhado pela disciplina do racional, da decisão consciente e coerente. Sabedoria implica em disciplina.