Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Andando com integridade  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 10:9 - ¶ Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.

Integridade é a postura que requer a totalidade das suas características próprias. Ser íntegro é a atitude que evita negociar as dimensões essenciais da autoidentidade. A integridade produz segurança porque impede o desenvolvimento de rachaduras estruturais. Daí a afirmação do rei Salomão: “Quem anda com integridade anda com segurança. Quem anda por veredas tortuosas ficará descoberto” (Provérbios 10:9).

A vida de Salomão ilustra bem o seu provérbio: enquanto ele obedeceu integralmente os traços essenciais da sabedoria que Deus lhe deu, sua vida espiritual e a qualidade do seu governo foram reconhecidamente superiores. Quando mudou seus valores e passou a depender de casamentos com princesas idólatras para manter seu reino, sua integridade ficou ameaçada e a sua decadência se acelerou.

Jesus também nos ensinou integridade. Ao declarar que “não podemos servir a dois senhores” o Mestre quis nos impedir de misturar amor e ódio, certo e errado (Mateus 6:24). Depender do Espírito de Cristo só cinquenta por cento não nos garante bênção pela metade. Comunhão somente parcial tende a desenvolver, eventualmente, cem por cento de insegurança. É só uma questão de tempo...