Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Tessalonicenses - Informações Preliminares (1)  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Tessalonicenses 1:1 - ¶ Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A carta aos Tessalonicenses foi escrita por Paulo e tem como coautores Silvano e Timóteo. Foi endereçada aos crentes da cidade de Tessalônica (1 Ts 1.2). Tessalônica foi fundada no ano 300 a.C. No ano 42 a.C, recebeu o status de cidade livre, podendo ter governo local próprio e direito de cidadania. Era um importante centro de comunicação e de comércio do império romano. Estava situada em uma importante estrada romana, o que garantia um intenso fluxo de pessoas circulando pela cidade. Essa igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária, conforme lemos no livro de Atos. Nesse tempo, tinha estimados duzentos mil moradores.

Paulo saiu da cidade de Filipos e então esteve em Tessalônica, começando a evangelização pelos judeus da cidade (At 17.2,3). Em sua mensagem, ele enfatizava que convinha que o Cristo padecesse e fosse ressuscitado dentre os mortos. Após três semanas pregando na sinagoga, os primeiros a crerem foram alguns judeus, que foram sucedidos por uma multidão de gentios que acolheram a mensagem (At 17.4). A igreja enfrentou uma dura oposição dos judeus após essa primeira safra de novos crentes. Os apóstolos partiram para Beréia, e de lá, foram novamente perseguidos pelos judeus de Tessalônica (At 17.13; 1 Ts 2.14-16). Mesmo diante de toda essa perseguição, a igreja floresceu e cresceu, tornando-se modelo aos irmãos de toda a macedônia e Acaia (1 Ts 1.7).

Assista essa mensagem: http://bit.ly/29Fwq1D