Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O princípio da sabedoria (Provérbios)  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 9:10 - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

O Senhor prometeu dar a Salomão o que quer que ele pedisse. Para nossa surpresa, a única coisa que o jovem rei pediu a Deus foi sabedoria, para poder governar bem o povo. O Senhor atendeu ao pedido e isto foi a origem dos mundialmente famosos “Provérbios de Salomão”. O próprio rei fez questão de compartilhar seu segredo: “O respeito ao Senhor é o princípio da sabedoria – o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9:10).

O termo “princípio”, usado por Salomão, admite mais de um significado. Princípio pode ser, simplesmente, o começo. Tudo nos ensina que quem começa, desde a própria infância, a ter comunhão com o Senhor, desenvolve uma idade adulta equilibrada e funcional. Daí o conselho dão por Salomão aos pais e educadores: “respeitem a criança. Não esqueçam que todo adulto amadurecido somente conseguiu dar certo porque, lá na sua infância, um sábio e amoroso educador levou a sério suas características e vocações recebidas do Senhor” (Provérbios 22:6).

Princípio, então, é começo. E é, também, a essência da coisa. Foi isto que o Senhor disse a Moisés, quando perguntado: “Meu nome, Moisés, é EU SOU”. “Eu sou” é a essência, a infraestrutura, a matéria-prima, o significado. Salomão, portanto, em todo o transcorrer do seu livro de tantos provérbios, na realidade somente fez uma e profunda afirmação: “o único princípio da sabedoria é o respeito e a comunhão com o único Senhor”.