Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Levítico 03 - Paixão Pela Palavra  |  Pastor Sérgio Fernandes

Levítico 3:1 - ¶ E se a sua oferta for sacrifício pacífico; se a oferecer de gado, macho ou fêmea, a oferecerá sem defeito diante do SENHOR.

O capítulo 3 de Levítico trata das instruções referentes a oferta de paz. Esse era um sacrifício cruento cuja finalidade era celebrar a comunhão entre o ofertante e o Senhor. Essa comunhão, identificada pela expressão hebraica "shalom", que descreve a plenitude de uma vida vivida diante do Senhor. Para o israelita, descrevia a paz espiritual, a boa saúde, a prosperidade nas colheitas e a alegria de um relacionamento correto com Deus. Quando um israelita oferecia o sacrifício de paz ele estava afirmando que reconhecia que todas as suas deficiências eram supridas pelo Senhor, a Fonte de todas as bençãos.

Essa oferta se assemelha ao holocausto no rito, mas diverge no tipo de animal apresentado. O sacrifício poderia ser de um macho ou de uma fêmea (no holocausto, apenas machos eram aceitos), mas a ordem para que fosse animal sem defeito é mantida. Isso sinaliza com clareza a realidade da oferta de paz que Cristo ofereceu de si mesmo, em favor de todos nós. Por causa daquilo que Jesus fez, nós podemos gozar de uma sublime e permanente shalom, estando completos nEle e em perfeita comunhão com o Eterno.

A paz que gozamos em Deus é resultado da obra de Cristo consumada na cruz. Ele é a nossa shalom, e nEle estamos completos.