Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Levítico 01 - Paixão Pela Palavra  |  Pastor Sérgio Fernandes

Levítico 1:1 - ¶ E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:

A primeira lição que Deus deseja transmitir ao seu povo, no livro de Levítico, é a respeito de como eles poderiam se aproximar dEle. Ressaltando a diferença crucial entre Ele e suas criaturas, que é a santidade, Deus instituiu os sacrifícios como o único modo pelo qual um homem pecador poderá se a achegar a Ele. E o primeiro deles a ser instituído é o holocausto.

O holocausto é um sacrifício queimado no fogo. De acordo com a condição social do ofertante, poderiam ser oferecidos um bezerro, um cabrito ou uma rolinha. Era uma oferta com a finalidade de obtenção do favor divino, isto é, para que o adorador "fosse aceito pelo Senhor" (vv.3). O animal deveria ser macho sem defeito, e o adorador deveria oferece-lo com a mão sobre a sua cabeça. Naquele gesto, ele identificava-se com a sua oferta e compreeendia que para ser aceito por Deus, uma vitima inocente e perfeita deveria morrer em seu lugar, para expiação do seu pecado.

Assim como o cristão é conclamado pela Escritura a se oferecer como um sacrifício vivo (Rm 12.1), ele também reconhece que Cristo é o seu perpétuo holocausto diante de Deus, pois com uma única oferta, Jesus obteve o eterno favor divino em prol de sua vida. Deus aceita o nosso sacrifício espiritual porque primeiro aceitou o suficiente sacrificio de Jesus.