Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Mentimos a Deus, não a Pedro  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 5:4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

O problema de Ananias e Safira foi a ousadia de mentir ao Senhor. A sua propriedade “não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus” (Atos 5:14).

O princípio da história foi Barnabé, “homem cheio do Espírito Santo”. Vendo a necessidade dos seus irmãos, em Jerusalém, vendeu um terreno e entregou todo o dinheiro aos apóstolos, para aliviar a pobreza dos membros da igreja. A atitude de Barnabé comoveu a todos. E multiplicaram-se as orações de agradecimento e os pedidos de bênção, em favor do caridoso levita de Chipre.

Como à vezes acontece, alguns membros da igreja invejaram o prestígio recebido por Barnabé. Pertencia a este grupo o casal Safira e Ananias. Os dois quiseram o bônus, mas fugiram do ônus: venderam uma propriedade, guardaram uma boa parte e o resto levaram a Pedro, dando a entender que agiram com a mesma nobreza de Barnabé. A imaturidade do casal foi pensar que, enganando a igreja, mesmo assim receberiam glórias e bênçãos. O texto nos ensina, simplesmente, que o certo é ser Barnabé. Ananias e Safira é má notícia.