Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Nós começamos como pó  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 2:7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

A Bíblia nos revela que o Criador de todo o cosmo, mesmo tendo a intenção de fazer criaturas à Sua “imagem e semelhança”, usou a infraestrutura da química orgânica. O ponto de partida da complexa entidade físico/espiritual chamada ser humano, não foi o espírito, mas o corpo. “E formou o Senhor Deus o homem, a partir do pó da terra. Só então soprou em usas narinas o fôlego da vida; a partir do sopro de Deus, o homem se tornou alma vivente” (Gênesis 2:7).

Desde quando a obra de Santo Tomás de Aquino foi proclamada como a “teologia oficial” da Igreja Católica Romana, o conceito não bíblico de que a alma é superior ao corpo passou a ser aceito pelos cristãos.

Foi somente a partir do século XX que obras teológicas surgiram, demonstrando que tanto o Antigo quanto o Novo Testamento sempre declararam a unidade e a dignidade do binômio corpo/alma. Para os cristãos e para os não cristãos, o grande Doutor da Lei, Paulo, afirmou: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19). Somos pó. O valor que temos nós o recebemos do Cristo em nós.