Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Eu Sei Que É Por Minha Causa  |  Pr. Olavo Feijó

Esdras 1:12

As atitudes erradas de Jonas encheram um livro. Houve um momento, porém, em que o profeta agiu com dignidade e responsabilidade. Para evitar naufrágio e morte de inocentes, Ele assumiu toda a responsabilidade da tragédia: “Peguem-me e joguem-me ao mar e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês” (Jonas 1:12).

Há pessoas que vivem desafiando o seu Deus. Sabem qual é a vontade do Senhor e, mesmo assim, vivem de modo contrário e arrogante. Sua única qualidade é a coerência com que vivem sua insensatez e sua desobediência. Chega um ponto, entretanto, em que as consequências infelizes extrapolam a própria pessoa e atingem inocentes. De repente o próprio temporal ameaça os colegas, os amigos, os parentes...

O livro de Jó tem duas mensagens profundas: de um lado, a dureza do nosso coração; do outro lado, a persistência da misericórdia do Senhor. Eu tenho todo o direito de ferir a mim mesmo. Este direito não inclui machucar outras pessoas, que nada tem a ver com minha insubmissão à orientação divina. Como cristão, sou responsável pelo bem estar do meu próximo. Porque devo ser o “sal da terra e a luz do mundo”. Minha obediência traz benefícios para mim e canaliza bênçãos para meu mundo ao redor. Muito do que o Senhor permite “é por minha causa”. Seja para o mal, seja para o bem. Sejamos responsáveis.