Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O caminho da autodestruição: ganância  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 1:19 - São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.

Aquilo que parece muito fácil, no seu início, tem o potencial de se tornar destrutivo, no seu final. “Tal é o caminho de todos os gananciosos: quem assim procede a si mesmo se destrói” (Provérbios 1:19).

A ganância é um dos componentes da postura que contraria a realidade. A realidade ensina, por exemplo, que acumular dinheiro demasiadamente significa que, de uma forma ou de outra, algumas pessoas estarão recebendo abaixo das próprias necessidades. O fato de alguém não ter o dom de negociar e lucrar não deve significar que ele mereça viver na indigência. O rei Midas, diz a lenda, transformava em ouro o que quer que tocasse: morreu de fome porque, ao tocar no seu alimento, a comida virava metal...

A cura de nossa ganância começa com a oração do Pai Nosso. Jesus nos ajuda a pedir pelo “pão nosso de cada dia”. Aqueles que se estressam, no dia de hoje, para acumular o pão que alimente até o fim da vida, eventualmente vão descobrir que reuniram uma enorme e venenosa coleção de mofo. Daí o ensino de Salomão: “quem assim procede, a si mesmo se destrói”. Aprender a viver com aquilo que Deus dá é o grande antídoto da ganância.