Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A batalha dos pacificadores  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 5:9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

A história da humanidade é a história das guerras humanas: desde as domésticas, até as internacionais. Jesus não ignorou esta triste realidade, quando declarou: “Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9).

Lutar pela paz significa, quase sempre, conseguir belicosos inimigos. Confundimos temas de luta com as pessoas que lutam. É comum rejeitar indivíduos honestos e sinceros, simplesmente porque nós temos opiniões diferentes. Por outro lado, muita gente acha esquisito encontrar pessoas que são amigas, apesar de discordarem quanto a problemas cotidianos.

É neste contexto típico da sociedade humana que Jesus nos encoraja a sermos pacificadores. Pacificadores serão chamados filhos de Deus porque têm a coragem de vivenciar “a paz que o mundo não pode dar”. Mais ainda: “a paz que o mundo não pode tirar”, isto é, a paz interior, no meio das lutas externas. Como filhos de Deus, nossa tarefa é pacificar: é dar testemunho do bem estar espiritual que discípulos de Cristo experimentam. Paz, apesar das perseguições e sofrimentos provocados pelo meio em que vivemos. É a paz de Cristo, vivida e transmitida que nos dá bem-aventurança.