Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Respeitando as Diferenças  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 15:39 - E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

Não existem dois seres idênticos. Quando muito, encontramos algumas semelhanças entre pessoas. Só que, na prática, a pessoa só é semelhante porque possui algumas diferenças. Nos relacionamentos humanos, o grande problema não reside nas possíveis coisas iguais, mas nas diferenças existentes. E é neste ponto que se torna importante a virtude da tolerância. Isto é, como conviver com diferenças, de modo a não permitir que elas nos separem?

Com relação a João Marcos, Paulo foi tão intolerante com relação à sua imaturidade, que chegou a brigar com Barnabé. “Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se” (Atos 15:39).

Nos relacionamentos humanos, espera-se que os mais maduros tolerem as fraquezas dos imaturos. Não no sentido de pactuar com os erros, mas no sentido de compreendê-los e ajudar o inexperiente a evoluir. Não há relacionamento humano que resista à intolerância. Casais que adotam a filosofia do “bateu, levou” não conseguem viver em harmonia, não conseguem crescer juntos.

Ser tolerante não é ser fraco. Mas o resultado de pessoas que aprendem a cultivar o amor bíblico e a viver com cooperação.