Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Casas de palha  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 3:12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

Não há genuína vida cristã sem os fundamentos que Cristo nos oferece. Além do bom alicerce, porém, temos a responsabilidade de escolher os genuínos materiais de construção que aprendemos da Bíblia. “Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha...” (I Coríntios 3:12).

Enquanto estivermos neste mundo, seremos sempre responsáveis pelas escolhas que fizermos, no desenvolvimento de nossa carreira cristã. Paulo não tem dúvida: quem aceitou Cristo recebeu a salvação eterna. Contudo, continua o apóstolo, no juízo final, alguns serão salvos “como alguém que escapa através do fogo” (verso 15). O que, em outras palavras, poderia ser interpretado como o seguinte raciocínio: há cristãos que bloqueiam a plena atuação do Espírito de Cristo, porque nunca decidiram a por em prática os mandamentos do Mestre.

Cristãos “casas de palha” vivem se arrastando, sob o peso de sua anemia espiritual. Vivem se queixando das provações que encontram no mundo. E, até, reclamam da bondade divina que “abençoa os outros e se esquece de mim...”. Praticar as disciplinas do amor de Cristo “dá muito trabalho”, dizem eles. Mas, diz o apostilo, quem ama a Cristo e obedece Seus mandamentos certamente descobrirá, ainda que a partir do juízo final, que sua casa foi construída com ouro, prata e pedras preciosas. De qualquer maneira, a salvação é um dom da graça de Deus, mediante nossa fé em Cristo Jesus!