Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Para um tempo como este  |  Pr. Olavo Feijó

Ester 4:14 - Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

A narrativa inicial do livro de Ester lembra uma romântica história de fadas. De repente, há o perigo de tudo virar tragédia, de acordo com Mardoqueu, o tio da rainha. “Porque se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis – e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Ester 4:14).

Apesar de não citar o nome de Jeová nenhuma vez, não há dúvida de que seu objetivo é demonstrar a soberania da providência divina, à semelhança do livro de Jó. O livro garante a existência de um poder superior, que faz Seus projetos acontecerem, mesmo quando não o saibamos: “socorro e livramento de outra parte virá para os judeus”. Temos que concordar com Mardoqueu: Deus tem o poder de fazer todas as coisas contribuírem para o bem dos que O amam, dos que foram escolhidos por Ele” (Romanos 8:28).

Por outro lado, é essencial levar a sério o alerta dirigido à rainha Ester: a tua escolha, para ser rainha, fez parte da solução divina, desde o início. Não importam as injustiças e corrupções do país em que vivemos. O Senhor conta conosco, como cidadãos de fé e de ética. O momento nacional apresenta fortes indícios divinos, que nos mandam viver a vida de qualidade, conferida por Jesus Cristo. Exatamente porque temos que ser fermento do Reino. Porque temos que ser sal do nosso povo. Porque temos que ser reflexos da luz de Cristo, no meio das trevas da corrupção.